sexta-feira, 16 de março de 2012

Sardinhada

A Lena, uma grande amiga, dia deste me perguntou se eu já tinha comido bacalhoada de sardinha, como nunca tinha ouvido falar e perguntei o que era. Ela me contou que há uns anos atrás ela estava com vontade de comer bacalhoada, mas a grana estava curta, então pensou e foi para cozinha inventar e resolveu fazer do mesmo jeito de uma bacalhoada, mas usando sardinha. O resultado? Ela disse que fez o maior sucesso na casa dela e que sempre repete.

Eu, claro fiquei muito curiosa, pedi a receita e fui testar em casa. E não é que fica bom mesmo?! Eu gosto de sardinha, e com certeza vou repetir este prato, achei que ficou saboroso e o sabor da sardinha não ficou muito acentuado, com é de costume da sardinha enlatada.

Ah, ela não pensou este nome para o prato, mas como não era feito de bacalhau eu achei que este nome era mais acertado e daria uma charme a mais ao prato. 

Então bora pra cozinha que hoje vou apresentar para vocês a sardinhada da Lena.


02 sardinhas em lata (usei em óleo, mas pode ser a em molho de tomate)
03 batatas grandes em rodelas de 01 dedo de largura
01 cebola em rodelas médias
1/2 pimentão vermelho em rodelas finas
1/2 pimentão verde em rodelas finas
1/2 pimentão amarelo em rodelas finas
1/2 xícara de chá de água
sal e pimenta a gosto
azeite extra virgem
01 colher de café de corante de urucum

Modo de fazer: Retire as sardinhas da lada, retire a espinha do meio e parta os pedaços ao meio, reserve.

Em uma panela coloque uma colher de sopa de azeite, coloque o corante de urucum, leve ao fogo para incorporar, desligue. Na mesma panela monte da seguinte forma: pimentões, as batatas, cebolas e sardinha em quatro (01 lata), pimentões, batatas, cebola, sardinha partida em quatro (01 lata).

Na xícara de água coloque o sal e a pimenta picadinha, acrescente este mistura na panela, regando em todos os lados, regue com azeite extra virgem a gosto.

Leve ao fogo médio até cozinhar as batatas.

Sirva com arroz branco e salada verde.

Dica: Se quiser poe usar filé de sardinha em lata, neste caso são necessários 3 latas.


23 comentários:

  1. Bom dia Fê! É a primeira vez que visito a sua cozinha e adorei o que encontrei por aqui! Passarei por aqui sempre!

    Ótimo final de semana!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê querida,
      Finalmente estou de volta, depois de sofrer com meu computador.
      Obrigada pela presença amiga no Simples Assim nesses dias de ausência.
      Òtima receita a de hoje,viu?
      Bj e bom fim de semana,
      Lylia

      Excluir
    2. Van obrigada pela sua visita, volte qtas vezes quiser, ficarei muito feliz de lhe ver por aqui.

      Excluir
  2. Oi Fe
    Meu marido vai adorar quando eu fizer essa receita aqui em casa. Gostei muito, achei bem pratico, nao sou la chegada a sardinha, mas dessa forma deve ficar muito bom!
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, realmente é muito prática e rápida de fazer, o sabor da sardinha não fica muito forte.
      Bjo

      Excluir
  3. Fê, adoro sardinhas, mas aqui em casa só eu que gosto, e essa sardinhada ficou demais de bom aposto, com um arroz branco não precisa mais nada né não? Hoje postei a sua berinjela, menina o povo adorou, agora eles querem que eu faça com abóbrinha, mas acho que não combina tanto como a berinjela. Aprovadissimo. Bjos querida ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Josy, nós merecemos um mimo faça só para você. Adorei ter postado a receita da berinjela, obrigada pelo carinho.
      Bjo

      Excluir
  4. ~Fê confesso que a tua sardinhada tem um aspecto delicioso... e la em casa ia fazer a delicia dos meus homens...mas a minha nao...num gosot de sardinha e sou de3 um pais á beira mar plantado... vê bem a minha vidinha!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida que bom que tenha gostado do aspecto, e vamos combinar, a sua vida tá bem difícil né?!
      bjo

      Excluir
  5. Oi querida encontrei hj seu blog.
    adorei muitas coisinhas por aki.
    Vou te seguir,ta bom?
    entra la no meu cantinho e se gosta me segue tbm, ta?
    beijao e ótimo final de semana pra ti.
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu que bom que tenha gostado. Vou passar agora no seu cantinho.
      Bjo

      Excluir
  6. Hum deve ficar gostoso. Mas sardinhada me lembra sardinhas na brasa, um prato tipicamente portugues. Lembro quando amigos portugueses se juntavam para fazer uma sardinhada e eram servidas com vinho verde.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lourdes, esta sardinhada dos seus amigos parece ser deliciosa.
      Bjo

      Excluir
  7. Deve ficar gostoso sim, vou levando a receita. Bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tereza que bom que tenha gostado, depois me conte.
      Bjo

      Excluir
  8. FÊ QUERIDA,
    SARDINHA É UM PEIXE SUPER SAUDÁVEL E ESSA SARDINHADA NÃO DÁ PRA PERDER, FICOU IRRESISTÍVEL, RECEITA NOTA 10!

    BEIJINHOS, BOM FINAL DE SEMANA!
    BJS D ♥

    ResponderExcluir
  9. Fê, a tua sardinhada está um primor, aqui chamamos de caldeirada de sardinha, ou caldeirada de bacalhau, fiquei a salivar amiga, que coisa tão boa.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal e eu achando que a minha amiga era criativa, se bem que ele é descendente de português, vou contar para ela.
      bjo

      Excluir
  10. Que delícia,eu adoro sardinha,já anotei a receita beijos

    ResponderExcluir
  11. Hummm, mas que ideia tão boa!

    Super aprovada,

    Quem gosta de sardinha como eu vai se esbaldar!

    ResponderExcluir
  12. Olá Fê, delíciaaaa, esta eu já fiz e postei no meu blog, realmente é muito boa, e muito mais economica.
    Ficou linda a sua.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Fiz para a janta... rápida e fica uma delícia. Muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir

Olá, que bom receber a sua visita.
Fique a vontade para deixar seu comentário e voltar quando quiser.
Beijo grande
Fê Dayrell

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...